sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

...Cabo Verde - Ilha do Sal

Sal. Nome da ilha. Primeiro o aeroporto, avistado de noite do avião e que de longe parece apenas um porta-aviões, uma estrada de luzes amareladas flutuando sobre a água, no vazio do Atlântico.
Fiquei em Santa Maria, a zona da praia, com o seu longo areal branco, águas quentes e deslumbrantemente transparentes, barcos ferrugento encalhados para sempre na areia. Tudo o resto á volta, é uma deserto rodeado pelo mar e com uma montanha ao meio.

Surfei todos os dias, tive muita sorte com o swell e com o vento, normalmente surfava em Santa Maria, saia do mar apenas para comer e fumar. Quando a maré estivesse a encher, apanhava um táxi que me levava e que mais tarde me iria buscar a Ponta Negra uma praia que fica a 3 quilómetros dos hotéis e era uma onda a rebentar para a direita com fundo de pedra que rebentava a 3 metros do estacionamento também de pedra, não achei muito difícil o drop, também não abusei muito e apanhar a onda muito dentro do pico, se por acaso se falhasse o drop estatelavamo-nos no calhau do estacionamento que estava cheio de malta a tirar fotos que àquela distancia estariam lindíssimas de certeza.


A ilha é pequena e seca parece um deserto de terra, pedras e pó. Num canto da ilha temos as salinas, pequeno porto de pesca e uma antiga fábrica desmantelada. Estive nas salinas e avisaram-me que a concentração de sal é muito grande para não entrar na água se tivesse alguma ferida, olhei para mim e pensei "não tenho ferida nenhuma! sem stress!" esqueci-me que ainda não tinha feito nada todos os dias senão surfar, de manhã á noite, espantado fiquei quando entrei naquela água salgada senti-me todo a arder lembrei-me que estava assado nas virilhas, sovacos, pernas, peito, de surfar o dia todo sem fato.

Em Cabo Verde todos falam português por isso não existe a barreira da língua, o pessoal na água era pouco e bom ambiente. A comida essa sim era maravilhosa, marisco como nunca comi, lagostas, camarão, atum e até a carne era do melhor. O Americo's um pequeno restaurante nada convidativo na vila junto aos hotéis onde fiz as melhores refeições que até hoje tenho memória.

Sem comentários: